3P – Discernimento e Autocontrole
Muitas das vezes que o ser homem tem usado seu poder, obtém como resultado mais marcante a destruição.
Quando Albert Einstein divulgou dentre vários estudos o da massa inercial, tinha como objetivo energia e aquecimento para a humanidade. Tempos mais tarde viu que suas descobertas eram prejudiciais nas mãos de pessoas cegas pelo poder, mas já era tarde. Ele mesmo, conforme registros já havia apoiado a construção de uma bomba atômica para cessar as loucuras de Adolf Hittler ( https://pt.wikipedia.org/wiki/Albert_Einstein ). E mesmo clamando pelo fim do desarmamento nuclear, sabemos no que deu. Um terror que nos assombra até hoje.
Temos a tendência de nos perder quando alcançamos um nível mais alto de poder, porque não percebemos algo que nos vem sendo alertado de maneira bem leve, como em desenhos animados. Lembra-se quando o Tio Ben diz ao Peter Parker: “Com grandes poderes. Vem, grandes responsabilidades.” ?
Quem é que vai pra casa depois de sair do cinema, todo animado e se lembra disso como lição de vida? Um dos problemas está nisto. Ignoramos uma lição preciosa de vida que nos ensina a desenvolver controle de nós mesmos antes de sairmos usando o que temos e fazendo só pelo simples motivo de conseguirmos. No final das contas podemos perceber que aquilo que era Poder se transformou em Solidão porque usamo-lo ao ponto de querer subjugar, primeiro pessoas que não gostávamos, depois aqueles que mais amamos.
Procuremos entender as coisas com bases em situações que temos diante dos olhos todos os dias de nossas vidas. Um pai não ensina um filho o tempo todo protegendo-o. Algumas vezes deixa-o correr livre, mesmo dizendo “não corra para aquele lado de lá”, até que ele se estabaque na grama e aprenda por iniciativa própria. Com o passar do tempo a criança cresce e o pai diz: não coma isso pois é muito forte.
Se ele teimar em comer, o pai permite que ele tenha acesso a um pedacinho para que ele aprenda, não mais com a experiência pessoal do pai e sim com sua própria. E com o passar do tempo ele aprenderá que, no fundo o pai sabe o que é melhor e quando diz não, nem sempre quer punir. Somente evitar que ele se dê mal pois já sabe o que vai acontecer.
Dentro dos limites e conceitos dos Treis Pilares banimos efeitos como Trap, Hole, Fissure, Dark Hole, Change of Heart e Dark Armed Dragon e similares.
Efeitos, não cartas! Pois se usasse somente a palavra cartas estaríamos sendo injustos ao dizer que alguém que interage com um Dark Armed Dragon o fez para que este batalhe. Não unicamente pelo poder de destruição.
Esta capacidade de não enxergar somente o lado destrutivo de uma carta faz com que você também enxergue que existem outros modos de chegar a seu objetivo e cresça com isso. Um excelente exemplo de autocontrole não utilizando a habilidade de destruição da carta. E também de discernimento, pois poder fazer alguma coisa (destrutiva) nem sempre significa que ela deve ser feita.