Criar uma Loja Virtual Grátis
YUGIOH 3P


Total de visitas: 13333
3PA Filosofia dos Três Pilares

3P - A Filosofia dos Treis Pilares

Introdução

“Acredite no Coração das Cartas.”
Cada uma carrega uma energia consigo e, olhando para elas, nos identificamos ou não. Achamos bonita ou não. Colocamo-las no deck e com elas conseguimos jogar…ou não.
Quem nunca colocou uma carta no baralho e simplesmente a tirou tempos depois porque ela nunca aparece, então seu valor torna-se algo próximo de “bem pouco”?

Quantos já pararam para se perguntar os motivos disso acontecer? Alguns poucos!
Mas o que isso significa? Que somente uma no baralho é pouco? Nem sempre.
Tudo nesta vida é composto de energia. O que significa que cada coisa tem sua própria vida, por assim dizer dentro do Universo.
Mas, é tudo papel, não é mesmo? Yu-Gi-Oh! É um jogo de cartas como qualquer outro, não é verdade?
Sim! Mas, já parou para pensar que isso significa também ser algo mais do que as aparências?
É exatamente isso que 3P explora. O “lado à mais” de MD ou Monstros de Duelo.
A grande maioria dos brasileiros faz suas simpatias, têm seus rituais para atrair sorte, mesmo sendo católico de carteirinha. Tal crença em energias místicas faz parte do ser humano e com a busca delas elevamos nossos conhecimentos e nos tornamos pessoas melhores para o futuro começando agora.

Onde está esta energia em YGO? Ela “começa” em você quando desperta sua curiosidade de fato do motivo de existência da frase que dá início a este texto. De fato a energia existe bem antes disso. O que acontece em cada um de nós é que nos permitimos sentir o “algo diferente” quando nos dispomos a questionar o significado da frase. Somos como rádios AM/FM sintonizados em uma faixa comum e depois do questionamento passamos a nos sintonizar nesta específica faixa de ondas(de energia). Novamente, isso não faz com que a energia passe a existir a partir daquele momento. Só nos faz percebê-la a partir de.

Existem duas maneiras de você perceber tudo na vida:
Como ela se apresenta. (forma simples)
Como ela realmente é. (forma plena)
Podemos citar como excelente exemplo o treinamento em Artes Marciais. Qualquer que seja ela existem dois níveis básicos de entendimento, sendo um mais superficial e outro mais profundo.
No primeiro o aluno aprende basicamente a chutar e socar. Nomes e técnicas variadas. A desenvolver força, velocidade e agilidade.
No segundo o aluno aprende os motivos de cada um. Qual o nível oculto de poder de cada técnica e principalmente aprende a perceber o nível de poder que ele adquiriu, não somente treinando repetições, quanto internamente.

Internamente. É onde quero chegar! Isso significa perceber algo além do que os olhos podem ver. Esta é a diferença entre aqueles que seguem o 3P para aqueles que não seguem.

Mas, o que é o 3P?
Antes de mais nada precisamos entender o conceito de Duelo
Na Idade Média os cavaleiros disputavam lutas para decidirem quem era o mais forte e merecedor de determinado prêmio. A estes eventos dava-se o nome de Justas ( https://es.wikipedia.org/wiki/Justa ).
Ainda analisando o sentido das palavras, cada justa contava com uma disputa equilibrada onde ambos lados possuíam as mesmas armas e aparatos de combate. Então o que definia o vencedor de uma justa não era o uso de uma arma diferente em si e sim melhor destreza em uma ou mais.
Outro conceito que era premissa nas justas era o da honra. Era vedado aos participantes realizar qualquer ato que atentasse contra a Moral e Bons Costumes de seu adversário e o ofendesse, cabendo aí também o respeito aos equipamentos de cada um (apesar do que vemos em muitas produções Hollywoodianas).
Apesar de estarem reunidos por motivos competitivos ainda sim pode-se dizer que, uma das finalidades era a de formar novas alianças, principalmente entre os cavaleiros cujo motivo de vida era promover a Justiça, Servir e Defender. Principalmente o Rei e seu reinado, contando aí seus súditos, dependendo da ocasião.
Alguns cavaleiros enquanto fora de época de serviço ao rei eram verdadeiros andarilhos buscando cumprir certo código de honra em ajudar os mais fracos, defendendo dos absurdos e abusos dos mais fortes.
Resumindo: Pode-se dizer que as Justas tinham como base: A crença em si para vencer, Honra para competir de maneira limpa para obter uma vitória indubitável e Amizade, adquirida da boa convivência entre todos.

A Filosofia do 3P encara o jogo com base em Três Pilares: Pureza, Amizade e Honra.
O Pilar da Pureza: representa a capacidade do duelista em acreditar no poder de seu baralho e em sua vitória, independente do nível que ele se encontre comparado ao nível do baralho do oponente.

O Pilar da Amizade: refere-se não apenas à capacidade de criar vínculos de amizade através do ato de conhecer pessoas duelando, quanto também à relação desenvolvida do duelista para com suas cartas.

O Pilar da Honra: defende o duelo limpo de maneira que a vitória nunca possa ser questionada. Alguns jogadores ao final de uma partida, levantam-se da mesa e ouvem frases clássicas como:
“Ah, mas…você só venceu porque não saquei a carta X.”
Ou.
“Ah. Você só me venceu porque tomou meu monstro.”
Ou ainda.
“Só ganhou porque explodiu/removeu meu monstro X. Senão eu tinha ganho.”

E depois de analisar chegam à seguinte conclusão: É a mais pura verdade.
E a sensação de vitória aos poucos se esvai, deixando algumas vezes o seguinte pensamento: Eu teria outra opção?

Em 3P aprende-se que existem outras opções, nem sempre tão fáceis como ativar uma carta como Fissure, Dark Hole, Trap Hole, Solemn Judgment, Change of Heart ou efeitos estilo Dark Armed Dragon. E também outras interpretações de conceitos como: Vitória, Derrota, Duelista, Evolução.

E qual a vantagem disso se tudo que é caminho que posso estar acostumado a usar se tornam proibidos?
Bem. Comecemos diferenciando dois termos: Jogar e Duelar.
Como citado em textos anteriores, em torneios da KDE o estilo predominante é basicamente o ganhar a qualquer custo. Isso significa inclusive fazer coisas que você normalmente não gosta que façam contigo em nome de zerar LP (Life Points ou Pontos de Vida) do oponente.
3P tem como uma das linhas de conduta: Não faça com o outro o que não gostaria que fizessem com você.
Utilizar o sistema 3P estando em campo significa ver não apenas como um jogo mas sim como algo baseado em honra e princípios. Um duelo, um ritual onde ambos duelistas celebram em conjunto o poder de criação de cada um e o combate de seu melhor em campo. Sua melhor Energia. Sua melhor Essência. A Essência do Duelista.

Nesta filosofia monstros não são explodidos simplesmente com Fissuras ou efeitos desonrosos. Cada monstro é retirado de campo utilizando-se uma estratégia limpa e honrada. Lembre-se: você está praticando Monstros de Duelo e não somente Efeitos de Duelo. Dê ao monstro de seu oponente uma retirada de campo honrosa através de, pelo menos um combate.

Então em 3P não existe destruição?
Existe sim, de dois tipos! Destruição Defensiva e de Anulação
Explicaremos isso dando os seguintes exemplos:
Exemplo 1:
Jogador A ativa o efeito do Dark Armed Dragon contra um monstro do oponente.
Jogador B responde com a habilidade especial do Stardust.
Jogador A perde seu Dark Armed Dragon.

A justificativa é a seguinte: o jogador B em hora alguma iniciou uma atitude destrutiva contra um monstro oponente. Ele apenas se defendeu de uma atitude radical e ofensiva de seu adversário. Quem iniciou a cadeia de efeitos (de destruição) foi o jogador A, portanto entende-se ser justo que ele perca seu monstro por conseqüência de atitude defensiva.

O mesmo princípio do Campo de Criaturas (CC) é aplicado ao CMA (Campo de Magias e Armadilhas) com algumas diferenças: 1 Tufão Místico quando necessário é aceitável, mas destruição em massa como Espanador de Penas ou Tempestade Pesada, não.

Exemplo 2:
Jogador A ativa uma carta mágica.
Jogador B responde com Magic Jammer.

Exemplo 3:
Jogador A ativa Spellbinding Circle.
Jogador B responde com Tufão Místico do Espaço.

Nos exemplo 2 e 3 não houve destruição desonrosa da carta já que o nenhuma carta foi destruída setada e sim durante tentativa de ativação ou após a mesma.

Criar uma Loja online Grátis  -  Criar um Site Grátis Fantástico  -  Criar uma Loja Virtual Grátis  -  Criar um Site Grátis Profissional